Foro de temas estratégicos para o desenvolvimento: aspectos econômicos e sociais

Já há quase dois anos, a Plataforma Política Social e a Rede Desenvolvimentista, vinculadas ao Instituto de Economia da Unicamp,  vêm trabalhando juntas, sempre com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), na estruturação de um fórum de discussão sobre temas estratégicos para o desenvolvimento brasileiro. A peculiaridade da associação entre essas duas redes é a busca por uma perspectiva integrada entre aspectos econômicos gerais do desenvolvimento e as especificidades setoriais das áreas sociais. O objetivo de fundo é romper o isolamento que divide não apenas os economistas (mesmo os progressistas) dos especialistas em política social, mas mesmo entre estes, muitas vezes fechados nos detalhes e dilemas em cada uma das áreas.

Em abril e maio de 2013, estes esforços conjuntos levaram à realização de um seminário (“Desafios do Desenvolvimento Brasileiro”) realizado no Instituto de Economia da Unicamp e dividido em duas etapas: “aspectos econômicos” e “aspectos sociais”. No processo de consolidação dos seus resultados, definiu-se uma agenda de reflexões e proposições, denominada de “abordagem social-desenvolvimentista”.

Uma das conclusões principais era da de que os progressos na distribuição obtidos nos últimos anos, a despeito de sua inegável importância para o crescimento econômico, precisavam ser complementados por avanços em uma frente que historicamente acumula várias carências no Brasil: a infraestrutura social, ou os bens de consumo coletivo. Seriam os serviços sociais não apenas ferramentas para aprofundar as melhorias sociais, mas também novas fronteiras de expansão econômica (num momento em que as dificuldades para a retomada do crescimento e os problemas da estrutura produtiva se explicitam).

Nesta perspectiva, e novamente com o suporte do CGEE (Projeto: Foro De Temas Estratégicos Para O Desenvolvimento Aspectos Econômicos E Sociais), elegeram-se três (entre as várias possíveis) áreas temáticas em política social para uma discussão integrada dos seus problemas, avanços, desafios e oportunidades, nesta perspectiva de conjugar desenvolvimento econômico e social.

Educação, mobilidade urbana e saneamento foram objetos de debate com especialistas em três oficinas realizadas no IE-UNICAMP no início de junho de 2014. Acesse os vídeos clicando nos links abaixo:

Educação e Desenvolvimento

Saneamento e Desenvolvimento

Mobilidade Urbana e Desenvolvimento

Deixe uma resposta