Diálogos sobre Conjuntura Econômica

Petróleo e desenvolvimento

Local: Fundação Friedrich Ebert – Avenida Paulista, n 2001, 13º Andar;

São Paulo, 19 de outubro de 2015, 09:30h / 13:00hs

Prezados e Prezadas, 

A Fundação Friedrich Ebert, o Brasil Debate e a Plataforma de Política Social gostariam de convidá-lo a participar da sessão “Petróleo e desenvolvimento”, debate que faz parte de uma série de diálogos sobre a conjuntura econômica do Brasil que já teve duas edições, uma sobre a crise da indústria brasileira e outra sobre as direitos sociais e o orçamento público.

A conjuntura econômica e política impõe importantes desafios para a Petrobrás e à indústria associada à cadeia do petróleo. A importância da Petrobrás como agente de desenvolvimento capaz de gerar emprego, tecnologia e crescimento, têm sido questionada no debate público, na esteira da queda no preço do petróleo e dos escândalos de corrupção. Esse cenário pede uma profunda reflexão sobre o tema do petróleo e o seu papel futuro do desenvolvimento brasileiro.

Para além do objetivo de estimular essa reflexão, a reunião pretende dar inicio ao projeto “Dialogo Petroleiro” uma iniciativa do SindPetro e do Brasil Debate. Trata-se de um website dedicado ao tema do petróleo que buscará difundir, nas redes e junto aos sindicatos de classe, pesquisas e análises sobre o tema.

Programa

09:30h às 10:00h – Boas vindas e introdução ao debate

            – Thomas Manz, FES

            – Pedro Rossi, Brasil Debate

            – Eduardo Fagnani

10:00 às 13:00h – Apresentações iniciais

– Giorgio Romano (UFABC)

– Tadeu Porto (Sindipetro)

            – José Gabrielli (ex Pte. Petrobrás)

Debate

13:00h – Almoço: Restaurante Bovinus – Alameda Santos

O diálogo acontecerá no dia 19 de outubro de 2015, na Fundação Friedrich Ebert (Av. Paulista, n° 2001, 13º andar) das 09:30h às 13h.

*Solicitamos por questões de espaço, por favor, confirmar sua participação até 14 de outubro no e-mail fes.saopaulo@fes.org.br.

Atenciosamente,

Thomas Manz,                                 Pedro Rossi                       Eduardo Fagnani

Fundação Friedrich Ebert                  Brasil Debate                     Plataforma Política Social